quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FERRAGEM OU AÇO? POLEGADAS OU MILÍMETROS?




Boa Tarde a todos.

- Em primeiro lugar vamos colocar o seguinte: Ferragem ou Aço ? Não importa o termo, na construção, ambos são a mesma coisa.
- A única diferença são as bitolas (diâmetros). Mas primeiro vamos entender a diferença do aço CA-50 para o aço CA-60.
- Os vergalhões CA-50 são barras de aço com superficie nervurada (rebarbas), obtidas por laminação a quente de tarugos de lingotamento contínuo, utilizados em armaduras para concreto armado na construção civil.
- Aço CA-60 é obtido por trefilação de fio-máquina (grandes bobinas de aço), produzidos segundo as especificações da norma NBR 7480/96. Caracterizam-se   pela   alta resistência, que proporciona estruturas de concreto mais leves e, pelos entalhes (sulcos), que   aumentam   a aderência   do aço (ferro) no concreto.São normalmente empregados para fabricação   de   lajes, tubos   de   concreto, lajes   treliçadas, estruturas   pré-moldadas   de pequena espessura.

- Agora que já sabemos a diferença, vamos falar do que nós mas utilizamos em nosso dia a dia que é o CA-50.

- Na construção civil, nós utilizamos o Aço CA-50 para quase tudo na estrutura, sendo que lajes, vigas ("cintas"), Pilares ("colunas"), Blocos de Fundação e Tubulões, todos contém armaduras (armação) construídas com Aço CA-50:
- A diferença que as vezes confunde vários de nós está na Bitola (diâmetro) de cada ferragem.
- Em depósitos (lojas) de materiais de construção, você irá encontrar a mesma ferragem da construção pesada porém, com as Bitolas expressas em polegadas (Ex.: 1/4, 5/16, 3/8...), na construção pesada, utilizamos muito mais a denominação em milímetros (mm, ex.: 6.3mm, 8mm, 10mm, 12,5mm). Mas no fim a bitola é a mesma.
- Para igualar a bitola em Polegadas e Milímetros, você pode obter uma tabela de relação de bitolas, facilmente encontrada no Google, ou pode efetuar um cálculo simples de conversão.
- Para efetuar este cálculo, primeiro temos de saber que 1" ("- simbolo de polegada) é igual a 2,54cm ou 25,4mm. agora vamos ao cálculo:


Eu quero achar quanto é em Milímetros a bitola de 3/8 de polegada
1º passo: dividir 1" (lebre-se 1" = 2,54cm) por 8:   2,54 : 8 = 0,3175
2º passo: multiplicar o resultado por 3: 0,3175 x 3 = 0,9525
3º passo: arredonda-se o resultado para o número inteiro mais próximo: 0,9525 está mais próximo de 1,0cm que = 10mm  logo 3/8 = 10mm


Resumindo: quando você usa polegadas em aço, ela sempre é representada por uma fração. Uma fração é formada por  A = numerador e B = denominador (A/B), então quando se quer achar uma fração de qualquer valor numérico deve-se dividir o valor numérico pelo Denominador (B) e multiplicar o resultado pelo numerador (A), assim você terá exatamente a fração desejada de um valor numérico qualquer.


Espero que a explicação tenha sido útil e para quaisquer dúvidas enviem seus comentários e perguntas pelo blog.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SEGURANÇA ONDE ?

Boa Tarde Gente!
Bom vamos lá, hoje gostaria de levantar um assunto muito discutido dentro de obras, que constantemente gera problemas tando para o empregador quanto para o Trabalhador:

SEGURANÇA NO TRABALHO!

Peço que vejam a foto acima e analisem o que está errado. A foto mencionada foi tirada por mim hoje, às 15:03 da tarde, de fora de uma obra de uma grande rede de supermercados aqui de BH, que está construindo um novo supermercado em Sabará, dentre várias coisas que percebi de errado, como por exemplo a movimentação de terra que estão fazendo em camiões que, transportando a terra em Básculas sem cobrir a carga, está causando sujeira na rua e correndo risco de alguma pedra cair do caminhão e acertar pedestres ou outros veículos, notei que a segurança no trabalho deles é 0 (ZERO), acreditem se quiser, eu vi operadores de tratores e outros maquinários de Ténis, chinelos, sem proteção auricular, sem luvas, sem capacete, as vezes até sem camisa e também os camaradas ali da foto sem capacete, sem luvas, sem óculos de proteção, sem uniformes, descalços ou de chinelos tipo Havaiana.

MAS VAMOS AOS RISCOS:

1 - Sem Capacete - Algum material pode deslizar e causar alguma lesão, ou alguma ferramenta pode acertá-los.

2 - Sem Luvas - Podem machucar as mãos manuseando ferramentas ou materiais.

3 - Sem Óculos de Proteção - Alguma pedra ou outra coisa qualquer pode espirrar e causar lesão séria nos olhos

4 - Sem Uniformes - Os uniformes não são apenas para mostrar para qual empresa o funcionário trabalha, eles são feitos de tecido resistente que pode evitar pequenas lesões como cortes por arames ou pregos em madeiras mais altas.

5 - Sem Botina de Segurança - O pior é que nem estão calçados. As botinas, além de serem muito confortáveis hoje em dia (eu por exemplo utilizo no meu dia a dia fora da obra), servem para proteger os pés de cortes, perfurações, queimaduras e até alguns tipos de fraturas. Agora imaginem o risco daqueles camaradas.

CONCLUSÃO:
Concluo que ali existe irresponsabilidade por parte do empregador, que não forneceu os devidos equipamentos aos funcionários (Isto é lei, o empregador tem de fornecer os EPI's , equipamentos de proteção individual) e não exigiu que os mesmos utilizem, e também por parte dos operários que não cobraram os EPI's e pelo visto não estão fazendo questão dos mesmos. CADÊ A RESPONSABILIDADE E A FISCALIZAÇÃO???

AGUARDO OS COMENTÁRIOS



domingo, 4 de dezembro de 2011

DINAMISMO NA OBRA!
Quero com este blog Atualizar e ser Atualizado por colegas de profissão e demais pessoas que tenham interesse em construção civil, expondo minhas dúvidas e tirando dúvidas de qualquer que seja o assunto. Quero também expor tecnologias que estão a nosso favor, para facilitar nossa vida profissional e pessoal.
E completo dizendo que:
  "A ignorância não é NÃO saber, mas sim ter Vergonha ou Medo de perguntar!Seja Humilde!"